sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Pão com Azeitonas Pingo Doce (Muita Parra, Pouca Uva)

............................... Foi anunciado com espavento e até era uma boa idéia: depois de pão com tudo o mais, aparecia finalmente o portuguesíssimo Pão com Azeitonas!
A ideia foi do Pingo Doce e o facto é que os portugueses, como era de esperar, aderiram de imediato a tão cativante novidade; foi vulgar que nas secções de padaria deste supermercado, cada nova remessa se esgotasse em pouco tempo.
Gostei da perspectiva e, claro, assim que o vi, comprei-o!
.
27 cêntimos foi quanto custou a desilusão! A montanha pariu um rato.
.
É espantoso como uma tacanhez merceeira, uma esperteza saloia de vistas curtas, pode deitar a perder um produto que tinha tudo a seu favor para singrar. Uma massa excelente com aroma e sabor antigos a bom azeite, crosta equilibrada e estaladiça, aspecto atraente, boas azeitonas de cura natural mas....... alguém quis, à boa maneira portuguezinha, poupar.
.
Poupou-se nas azeitonas!
Sim, a Jerónimo Martins ou, mais provavelmente algum subalterno a querer mostrar como era esperto, decidiu cortar nas azeitonas do pão com azeitonas! Ou, mais exactamente, do pão sem azeitonas.
Cada pãozinho apresenta cinco ou seis pedacinhos de azeitona, no exterior, para se ver, para enganar! Por dentro, nada! ou antes, pão, bom pão.
.
Pouparam 2 ou 3 cêntimos em azeitona.
.
Por mim, comi os pãezinhos "com" azeitonas do Pingo Doce a acompanhar as minhas boas azeitonas alentejanas e caseiras e souberam-me divinamente.
Nota:
Senhores da Jerónimo Martins, glosando a vossa publicidade, é claro que não é bem por isto que o Pingo doce é ....... o Pingo Doce, pois não?
.

10 comentários:

apenas,eu disse...

Adorei este blog e guardei nos favoritos e nao nos seguidores. Dou sempre uma volta pelos blogs que la estao...nunca me esqueço deles. Realmente o Pingo Doce e muitois outros hipermercados tem muita publicidade enganosa...enfim! Mas estou aqui para comentar os biscoitinhos que encontrei por aqui...eu aprendi a fazer esses biscoitos com a minha mae e aqui em casa os miudos adoram...(menos o pai, mas quando se sabe lá está ele de volta dos ditos cujos). Parabens pelo blog e as apetitosas receitas aqui postadas.

ameixa seca disse...

Não comprei mas provei na casa de uma amiga que disse ser uma bela iguaria. Se tivesse apreciado já teria comprado... mas não o fiz. Não achei mesmo nada de especial!

anna disse...

Oh Luís acabaste com o pão com azeitonas que vivia na minha imaginação e me fazia crescer água na boca só de o pensar... Tenho andado para comprar mas ainda não fui lá as vezes suficientes para o encontrar...
Beijinhos.

cupido disse...

Eu também comprei e fiquei muito desiludido... É pena que por meia dúzia de cêntimos tenham dado cabo de uma ideia que tinha "pernas para andar". Assim, é apenas mais um flop.

mariam. disse...

Se calhar não sai igual em todas as lojas - eu tenho comprado no Pingo do meu bairro, na periferia norte do Porto, e o pão é mais baixinho e apequenado que o da imagem , mais escurito, e quando se corta aparecem uma ou duas lasquinhas de azeitona na superficie de corte... é claro que aguneta muit mais azeitonas, mas não deixa de ser bom e não vou deixar de comprar de vez em quando. Fixe fixe era o dinheiro que gastaram nas parangonas da publicidade ter ido para azeitonas. Seria a melhor publicidade - a do boca em boca.

Enfim, não quero ir pela crítica à publicidade, que me enoja todos os dias e me afasta da televisão.

Querido Pingo Doce, sou quase fã, mas nós os fãs não somos estupidos. Por favor - tratem-nos com respeito e ... "com carinho" ! Isso sim, dá mesmo frutos continuadamente.

kuka disse...

Quando comprei pela primeira vez, tive de esperar na fila, que acabassem de sair do forno.
Ontem passei por lá e estava a prateleira cheia e ninguém lhes pega.

Sandra Barradas disse...

Eu adoro fazer pão em casa, e torna-lo sempre o mais nutritivo possivel. De facto é uma questão de habito, deixo o pão a levedar durante a noite, e de manhã vai ao forno em 20 mint... pão quente e sem surpresas!

Manolo Heredia disse...

É verdade ! não há nada que chege ao pão com nozes do Celeiro, mas é caro como burro!
quanto aos biscoitos de azeite são a minha especialidade, no forno ou fritos. Estes últimos são os mais saborosos, para mim, mas os menos adequados á minha idade avançada, 59 anos !
Gostei de conhecer este blog. Vai direitinho para os meus favoritos.

bio_geo_esds@ disse...

Claro que após tanta publicidade também eu quis experimentar os famosos pães.
Gostei da textura, do sabor a azeite e por sinal tinha muitas mais azeitonas que os da foto. A massa era um pouco mais escura também. Não se se cada PD faz a sua massa ou se já alteraram a quantidade de azeitonas. É certo que podia ter ainda mais azeitonas, mas as que tinha até achei suficiente para um pão comercial. Em casa ponho sempre mais, lol

Louca por Doces disse...

A publicidade também me levou até ao Pingo Doce, mais concretamente à prateleira do pão. Apesar de haver uma receita standard para todas as lojas ( um familiar meu trabalha lá) e verdade é que as receitas são como as histórias, mas neste caso em vez de acrescentarem um ponto retiraram azeitonas.Não gostei especialmente mas é um gosto pessoal. Quanto ao aspecto do pão, era mais baixinho e mais escuro (mas só por causa da temperatura ou por ter ficado tempo demais , acho).