quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Cozido (pequeno) de Pernil Fumado

.............................. Foi há já algum tempo que o Cupido publicou um cozido de pernil fumado que não deixou de me "atormentar" desde então.
Finalmente, apareceu-me um belo exemplar de pernil fumado e não o deixei escapar. Como sou, evidentemente, mais glutão que o Cupido, acrescentei uns toques de enchido à frugalidade original e o jantar acabou por ficar mais rico que o inicialmente planeado, mas, ainda assim, muito, muito bom!
.
Ingredientes (3 pessoas):
.
1 Pernil fumado
1 Couve Coração
3 Batatas
3 Nabos
3 Cenouras
- e, facultativos:
1 Chouriço de Carne
1 Farinheira
1 Chouriço de Sangue (negrinho)
.
Preparação:
.
Dê uns golpes no courato do pernil e ponha de molho de um dia para o outro.
.
.Coza o pernil demolhado em água e sal, com o chouriço de carne, durante 45m na panela de pressão. Abra e junte as cenouras e nabos. Deixe ferver 8 minutos e junte as batatas, a couve cortada em quartos e, por cima, o chouriço de sangue e a farinheira, picados com um palito.
Coze mais 12-15 minutos, conforme o tamanho da batata.
Serve-se bem quente e dá um belo caldo fumado.
.
.

4 comentários:

anna disse...

Também vi o cozido do Cupido, e também fiquei com pensamentos gulosos... nunca comprei pernil fumado (achava que era muito salgado), mas um dia destes deixo-me tentar...
Beijinhos.

cupido disse...

Luís

Ainda bem que viste, experimentaste e gostaste. Tenho para mim que os blogs de comidas, servem para partilhar as boas experiencias que se vão tendo na cozinha. Este cozido realmente é muito fácil de fazer e muito dificilmente deixará de agradar.

afca disse...

aconteceu-me o mesmo e desde então sou visita diária de Cupido,
este seu prato está com uma aparência apetitosa e por acaso vai ser hoje o meu jantar
cumprimentos

Unknown disse...


Acho que esta receita está óptima. Mas penso que não perde nada se lhe juntarmos uma lata de feijão encarnado ou feijão manteiga que se aquece, escorrido, na água da cozedura das carnes.