segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

100.000 !

.............. Sobre os Jerónimos e o Tejo, o estádio do C.F. Os Belenenses é uma jóia entre os estádios portugueses.
Não que eu possa ser grande juiz nisto de estádios, já que não conheço nenhum outro e mesmo este é só para música, a última vez foram os 30 anos dos Xutos. Esta ressalva é para evitar "bocas" clubísticas, já que eu sou daqueles "pastéis" que o são porque é o clube do bairro onde nasci e moro mas não sei o nome de um único jogador, treinador ou sequer a posição que ocupa no campeonato.
.
Mas sei que leva 25.000 pessoas e esse é o número que, para mim, à falta de outra imagem, corporiza a noção de "muita gente", de multidão! É o estádio do Belém, cheio!
Por isso, quando é preciso visualizar números muito grandes de gente, utilizo esse precioso auxiliar mnemónico e se me dizem que estavam 10.000 ou 15.000 pessoas eu penso "meio estádio", se me dizem 75.000 eu imagino "três estádios", etc. É a minha cábula para multidões.
.
Quando há pouco mais de um ano coloquei aqui um contador de visitas, foi a 19 de Janeiro de 2009, estava muito, mas mesmo muito longe de imaginar que hoje veria o número de visitas chegar aos seis dígitos, 100.000, quatro estádios do Belém a abarrotar!
..
100.000 é muita gente! Obrigado!
..
Dessa imensa multidão que enche 4 estádios, conheço ao vivo talvez uma dúzia, virtualmente, talvez meia centena, os que me encorajam e estimulam através dos seus comentários; todos os outros, muitos em Portugal, muitos também no Brasil, são alguns milhares de desconhecidos, a quem eu tenho de agradecer a paciência com que aturam as minhas conversas e até desabafos e que voltam no dia seguinte, fazendo deste divertimento uma responsabilidade e uma imensa amizade que vou tentando merecer.
.
A propósito disto que estou a escrever, fui ver o que se passava com o "meu" Belenenses e as notícias não podiam ser piores: perdeu com o Naval no campeonato que, descobri agora, se chama Liga Sagres (será o sítio ou a cerveja?), e parece que está pronto para passar para a 2ª Divisão, que afinal se chama "de honra"!

Como parece que não há nada de futebolístico para comemorar, vou descer a rua dos Jerónimos e festejar os 4 estádios de visitas ao Outras Comidas, com uns pastelinhos, que esses nunca falham! Eu sou dos que têm a sorte de poder ir aos Pastéis de Belém, a pé!


.

6 comentários:

ameixa seca disse...

Ahhh, malvado! Eu tenho que apanhar uns quantos comboios e autocarros para conseguir tal proeza de comer um pastelinho :) Sou uma entre muitas mas quero dar os parabéns merecidos ao bloguista e ao blog :)

anna disse...

Luís como eu te compreendo nessas divagações futebolísticas... também sou benfiquista porque nasci assim, porque todos os primos eram e porque é divertido arreliar o Z que é verdinho.
Obrigada por todos os pasteis de Belém que nos tens oferecido (os teus posts de altíssima qualidade, claro...).
Beijinhos.

Luna disse...

Parabéns pelos 100 mil, é, de facto, um número impressionante! Eu nunca pensei atingir os 1000 e quando lá cheguei fiquei radiante! :D Multiplico isso por 100 e compreendo a sensação. E que saudades do tempo em que em num furo da faculdade, em 2m, estava com um pastel de belém na boca... :) beijinhos

Luis disse...

Não sei porque mero acaso...mas foi hoje, nos seus 100.000 e sem o saber, estou a sabê-lo agora que entrei e vinha colocar um comentário, que experimentei a sua deliciosa açorda de camarão e bacalhau! Simplesmente divina!
Parabéns pelos 100.000 e pela açorda um verdadeiro olé!

Paula disse...

Também já pude ir a pé, agora é preciso viajar um bom bocado! Que inveja!

Chef Janvier disse...

Ora um abraço blogosférico pelo bonito número redondo de 100 mil visitas. Os meus parabéns e votos de continuação, que eu gosto sempre da prosa que por aqui se escreve.

Parabéns e longa vida ao blogue.